segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cansei do "evangelho"


“Vai melhorar” é uma das frases que me marcaram ano passado. Ela é de um dos presbíteros da igreja que sou membro. A situação do sistema evangélico não é boa. É muita teoria, muita palavra bonita, muita pompa. É muito “espiritual”. Ano passado mesmo me cobraram por não querer ir a um evento desses conhecidos como “espirituais”. Acho muito legal eventos assim, tanto que não costumo perder shows em Juiz de Fora, quando sei (e aprecio) o estilo do cantor.

Minha crítica é igual a de qualquer outro jovem. Muito se fala, muito se prega, mas pouco é vivido. Isso vale para líderes, pastores e membros “comuns”. Já disse em alguma das redes sociais que o mundo não precisa ouvir de Jesus e sim ver Jesus (em nós). O mesmo que dá uma de “espiritual” é o mesmo que trata com desdenho quem não tem o mesmo “rótulo”. Cansei disso. Cansei de ver um evangelho falado. Não é isso que vai alcançar corações de adolescentes viciados em pornografia, de crianças abusadas sexualmente... o que vai valer mesmo é o que temos com Deus em secreto e o que temos com essas pessoas na prática.

Cansei de ouvir falar de dízimo e bênção de volta. Cansei de ver na TV shows de fé, espetáculos de pastores se mostrando os melhores na televisão e querendo despistar e dando “glória a Deus”... Na TV, tudo é tempo. Já vi pastor lá ter que interromper “testemunhos” por causa do tempo... isso é evangelho?

Cansei de ver gente “espiritual” tratando crianças como “futuro”... elas são o presente e se não tratarmos assim, o futuro se tornará bem perigoso. Cansei de ouvir músicas que evocam o “egocentrismo gospel”. Cansei de ir à igreja cantar a prosperidade para a minha vida. Cansei de ouvir mensagens teóricas sem aplicação prática.

Mas vai melhorar. Sim, eu creio. Creio não porque as pessoas da minha ou daquela igreja são legaizinhas... não! Creio porque Jesus é o dono disso tudo. E ele volta! Volta para nos buscar. Essa é a minha esperança. Mesmo cansado de tanta coisa, não desisto. Minha oração, e espero que a sua também seja, é para que nosso alvo deixe de ser as coisas terrenas e passe a ser o eterno, a vida com Jesus na eternidade. Dessa forma, sim, vai melhorar!

O texto é de minha autoria e foi publicado na edição fevereiro da Impacto World

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...