terça-feira, 6 de maio de 2008

1º SHALLON ZONA SUL - Curumim

Tudo começou a mais de um ano atrás. Orando na laje da minha casa Deus guiou meus olhos para o pátio do Curumim. Deus colocava em meu coração algo muito forte de que algo aconteceria ali, que iria impactaria aquele lugar.
De início parecia ser só empolgação, mas com o tempo o negócio foi ficando sério. Orava profeticamente sobre aquele local, Deus queria que algo fosse feito ali. Imaginava algum culto ali, da igreja, um impacto envolvendo todas as igrejas, quem sabe. Mas o tempo foi passando até que chegou janeiro deste ano. Planejava em meu coração o aniversário da Impacto World de 3 anos ser no local. Faltava algum tempo, mas conversei com meu pastor que, de início não deu muita bola, pelo menos era o que parecia. Uma semana antes do acampamento de carnaval ele me disse que depois do retiro iríamos começar a pensar no culto sim, na burocracia de conseguir o local. Bem, eu continuava a orar. O tempo foi passando e o pastor foi correndo atrás da papelada de que precisávamos para o culto. Como já disse aqui no blog, havia tido um primeiro obstáculo o qual seria a data que necessariamente precisava ser em abril (mês de aniversário da IW). O dia preferido era dia 12. Mas o que aconteceu? Foi divulgado que no mesmo dia teríamos em Juiz de Fora a Fernanda Brum e o Trazendo a Arca. Bem, por mim não teria nada a ver realizarmos o culto de aniversário da IW no mesmo dia, mas começávamos a pensar numa segunda opção, num outro dia. Qual? Antes, quero só dizer que aconteceu que só a Fernanda veio no dia 12, o Trazendo a Arca foi no dia 19. Detalhe que não fui a nenhum dos dois (dia 19 eu estava no acamp em Simão Pereira). A pouco mais de um mês antes do culto marcamos para o dia 26. pronto, neste dia comemoraríamos o aniversário da IW e o pós-encontro do pessoal que foi no acampamento em Simão Pereira. Estava marcado o 1º SHALLON ZONA SUL.
Enquanto o pastor corria (ou dizia correr, hehe) atrás dos papéis de autorização para usarmos o pátio do Curumim, eu deveria correr atrás de patrocínio para a revista (isso porque sonhávamos em distribuir no dia de 200 a 500 IWs). Numa noite de segunda-feira, voltando da faculdade, me encontrei com o pastor Sérgio e o líder de jovens da Igreja Ágape, o Lincoln. Conversamos e o pastor já demonstrou apoio ao evento e à revista também. Glória a Deus. Inclusive, o pastor emprestaria o datashow da igreja se precisássemos. Legal!
TRÊS PONTOS E O TRIÂNGULO
Enquanto o tempo passava, Deus me deu uma estratégia de guerra (afinal era uma guerra espiritual!). Eu deveria estar em três pontos da zona sul, orando e intercedendo pela região e pelo evento. E no dia, eu deveria estar no Curumim orando pelo culto. Acabei por ir uma semana antes a três lugares indicados pelo Espírito Santo. O primeiro foi no Cruzeiro do Sul, o segundo indo para o São Geraldo e o terceiro no São Mateus. Foi legal, porque eu andei fácil. Notava a sequidão da região e a carência do amor de Deus. Rios precisavam fluir através da igreja da zona sul. Eu fui aos lugares à noite, o que aumentava ainda mais a impressão de sequidão e morte que pairava sobre a região. Sentia-me como alguém num lugar diferente. No primeiro dia Deus me levou a me esvaziar de mim mesmo, das minhas vontades, dos meus pensamentos. No segundo, um lugar que eu nem sabia que existia, foi ver o quão grande é a região, precisamos ir mais além, via e sentia corações presos e abatidos na região. Na última empreitada foi super interessante. No São Mateus não tinha um lugar para o qual Deus me impulsionava. Fui andando, subindo uma rua e, de repente... paro no Shopping Independência! Foi louco. Mas lá vi o quando nossa juventude e as pessoas em geral buscam algo para preencher seus vazios. E ainda mais num shopping novo! (destaco também que eu estava meio sem tempo, por isso não andei muito no shopping... até porque esse não era meu propósito de estar ali). Bem, mas via o quando a zona sul precisa de algo de Deus. Ali neste propósito conseguia enxergar que Deus queria usar a Impacto World começando da Zona Sul. Um lugar tão grande. Maior do que cidades que já fui, como Mercês e Simão Pereira. No dia, quase não fechei o ciclo, mas tirei um tempo e mesmo no banheiro orei sobre aquele lugar.
A CORRERIA DA ÚLTIMA SEMANA
Como bons brasileiros, a última semana foi para homens de fé. Faríamos o culto em cima de um caminhão e a um dia do evento, o homem que emprestaria de graça o caminhão diz que não poderia mais. Como assim? Mas com uma paz que eu não sei explicar, fui eu e o pastor em busca de outro e na manhã de sábado, acredite, no dia do culto, Deus enviou o outro caminhão, desta vez R$ 30,00. Mas tudo bem. Sei que foi daquelas semanas para aprendermos a confiar no Pai Celestial que temos... No final Deus mostrou que Ele é fiel e me mostrou que muitas vezes duvidamos d’Ele, e Ele mesmo assim, não olha nossas falhas... e pensar nas muitas vezes em que duvidamos e achamos que Deus não vai dar conta do que prometeu... que bobos que nós somos!
O DIA
Quando chegamos lá eu não conseguia acreditar. Era um sonho colocado por Deus virando realidade. Adolescentes de quatro igrejas presbiterianas de JF e da igreja Ágape no Curumim de Santa Luzia adorando ao Senhor e profetizando paz àquele lugar e à zona sul. Que legal. Estava tão cansado espiritualmente que nem sei como consegui ficar ali. Ou melhor sei sim... pela força que vem do meu Pai, do Seu Trono de Amor. O Betinho e a Ana ministraram no louvor, junto a ajuda da Gleyci, Ismael, Adriano e Daniel. Dançamos hip hop naquele local, o pessoal da Ágape dançou também, o grupo de dança Adoração em Movimento ta,bem ministrou com dança. O ministério de louvor da Ágape ainda ministrou duas músicas... Foi muito legal, no final o pastor me deu a palavra e pude falar sobre dependência de Deus e contar um pouco do que Deus fez nesses três anos de IW. Eu não imaginava que Deus nos traria até aqui. Depois, junto com o Mateus, a Ana e o Betinho, orei pela região e agradecendo pela oportunidade que Deus nos dera de estar ali. Fantástico. Glória a Deus. Algo que me marcou foi quando o ministério de teatro da 5ª igreja presbiteriana (inclusive faço parte dele) apresentou a peça “Humanidade Caída”... tinha uns carinhas jogando bola na quadra e eles pararam para ver... cara, como assim? Foi super legal e prova de que Deus pode e quer fazer algo muito maior do que podemos pensar e imaginar para a zona sul. Algumas mulheres que ficaram com a gente em Simão Pereira estavam lá também. Uma delas, a Edna, conseguiu um ônibus da prefeitura de lá para que elas viessem em JF. Foi muito legal, uma surpresa que deixou a mim e o meu pastor (pelo que eu sei) super felizes. Glória a Deus. Outro detalhe é que sempre que eu orava falava com Deus que, se fosse para uma pessoa ser tocada e ir à frente, que fosse assim... e não é que foi uma mulher à frente?! Foi prova do que Deus tem ministrado para mim... de que é Ele quem faz. Outra coisa que me marcou foi o pastor Sérgio. A neta dele estava no hospital... e ele ali nos ajudando... se empenhando para fazer funcionar o datashow... teve uma hora que o coração de avô bateu forte, mas só de tudo ter acontecido do jeito que aconteceu foi... sem palavras. No final passamos no datashow dois vídeos: um com fotos do acampamento e outro que eu tinha feito com algumas imagens da IW e nossa história. Emocionante! No fim de tudo distribuímos cerca de 70 revistas e vendemos churrasquinhos, bombons, bolo, refri... parte da grana foi para a viagem missionária que o pessoal da igreja presbiteriana de JF vai, na Missão Caiuá, no Mato Grosso do Sul, no meio dos índios, e parte para a IW. Foi tremendo... edificante... e eu sei que tem muito mais... esse foi só o começo!!!

VEJA ALGUMAS FOTOS...







Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...