terça-feira, 6 de maio de 2008

BOTAFOGO? RECLAMAR? POR QUÊ? E OS SURDOS?

Domingo, 4 de maio de 2008. Pela manhã quase o de sempre. Fui à escola dominical na igreja, ministrei a lição para os pré-adolescentes. Foi interessante porque conversamos sobre o sermão do monte e discutimos sobre se seria certo ou errado nos vingarmos... claro que defendi o bíblico de ser errado. Depois da escola o Davi foi almoçar na minha casa e aí... bem, ele ficou a tarde toda até que às quatro horas... começou o futebol... vi o primeiro tempo de Atlético Mineiro e Cruzeiro (o galo precisava vencer por 6 a 0 para ser campeão, no final perdeu por 1 a 0 e foi vice). No intervalo pude ver o golaço do Lúcio Flávio (brincadeirinha... o goleiro Bruno do Flamengo falhou feio demais...). 1 a 0 para o Botafogo na final do campeonato carioca levava a decisão de quem seria campeão iria para os pênaltis... tudo bem, o trato que eu tinha feito com o Davi era de irmos ao colégio Jesuítas (uma escola muito chique de elite em JF) para encontrarmos com um amigo dele surdo que iria à igreja conosco. Outro detalhe é que o Davi e a Nayara estariam interpretando em libras (língua dos sinais) durante o culto! Fomos a pé. Em uma das primeiras esquinas... o Flamengo empata o jogo! É!!! Andamos durante uma meia hora e quando chegamos ao colégio... o “simpático” do porteiro avisa seu amigo pelo fone... Flamengo 2, Botafogo 1. Cara... como assim? O Botafogo perdeu a final do carioca de novo para o Flamengo? (ano passado também foi assim...) É... esperamos o amigo do Davi... enquanto isso eu tentava me lembrar de que Deus é maior... Mas quando descem os surdos... Vi como sou um privilegiado... Eram uns cinco a sete surdos que se comunicavam por sinais, com pouquíssimo som e ainda sim, que não davam para entender... E eu ali querendo reclamar da derrota do Botafogo, mas não consegui, senti Deus me falando para olhar para aquelas pessoas... sem poder falar, sem ouvir... com tudo para querer desistir de tudo, mas fazendo um curso para se socializarem. Foi fantástico ver o quanto eles se mostram felizes (não que estejam satisfeitos, mas felizes). E eu ali, não entendendo nada... o Davi conversava em libras com o Willian (esse era o nome o surdo amigo dele) e eu sem entender nada! Mas entendia que eu não podia reclamar da minha vida... eu posso ver, eu posso ouvir, eu posso falar... mesmo que eu não tenha algumas coisas... coisas tão simples que tenho, aquelas pessoas não têm. Por quantas vezes passamos por lutas, tribulações e tantas outras coisas que nos dão vontade de desistir, de largar tudo, até mesmo depois da derrota do nosso time... mas aprendi e passo isso para você que lê, lembre-se dos surdos, dos cegos, dos mudos... não ouvem, não vêem, não falam. Já no ponto de ônibus, o Willian falava para o Davi que ele era flamenguista (puxa vida!!!) e ainda mostrou um recorte de jornal com o resultado de uma derrota traumática para o Botafogo na final da taça Guanabara em 24 de fevereiro desse ano por 2 a 1. Puxa vida, e ele ainda me zoou... É... Mas me alegrei, alguém que tinha tudo para reclamar... no ônibus, ele e o Davi se falavam em libras... eu só observava... muito legal! Ainda sobre Flamengo e Botafogo, o time rubronegro venceu por 3 a 1, ou seja ainda fez mais um gol... ai, ai.
Na igreja, enquanto eu abria a porta que tem aquele negocinho (esqueci o nome, rsrs) em cima e em baixo, o Willian ainda brincou com a minha altura... como assim? dessa vez não perdoei, hehe. Falei, com sinais analfabetos, rsrs (não sei se ele entendeu) para ele, então, abrir, ora essa!!! Bem, na hora do culto, ele ficou no banco da frente. Foi legal ver a Nayara interpretando as músicas (Pelo Senhor, Cantarei seu amor e Preciso de Ti) e o Willian acompanhando. Só destaco também que ele é católico e foi uma vitória para Jesus (que só vence!!!) a mãe dele ter deixado ele ir... eu fui ficar com as crianças, ministrar o culto infantil (junto com a Joyce) e na hora da oração da igreja por nós ele também estendeu a mão, glória a Deus. Não vi a pregação, mas o Davi quem traduziu em libras para ele. Como Deus sempre faz coisas fantásticas, a lição que dei para as crianças foi sobre José e como ele sofreu sem reclamar... tudo a ver, né? Depois da pregação, eu pude ver a apresentação das crianças da igreja de uma música do Diante do Trono para crianças sobre missões. O fantástico e impactante para todos foi que a música foi cantada pelas crianças em libras... ensinadas pelo “tio” Davi. Foi muito legal. Em uma das partes vi o Willian fazendo o sinal que significa Jesus (esse eu sei)... imagina ele em casa depois disso!? Bem, aprendi muito.
Depois disso eu acredito mais ainda que existe muito mais para ser feito pela igreja ainda... Sei que surdos como o Willian ainda ouvirão o som que vem do céu, aleijados andarão, cegos verão, mudos cantarão (Isaías 35)... Tudo isso pelo nome de Jesus... que isso se cumpra nos nossos dias...
É preciso parar de reclamar de tantas coisas e crer... pois aquele que crer, verá a glória de Deus e fará obras no nome de Jesus maiores do que as que o próprio Jesus realizou... está na Bíblia... é só crer!!!
Quanto ao Botafogo... acredito que mesmo perdendo vou continuar sendo botafoguense... derrota? Não vou tirar ninguém, mas nossa fé, a razão da nossa alegria deve estar em Jesus que nos faz muito mais que vencedores... e não em times, em homens!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...