sábado, 2 de agosto de 2008

PROJETO RONDON - 13º e último dia - Sábado... DESPEDIDAS E LÁGRIMAS

O grande detalhe seria: IRÍAMOS EMBORA! Só às oito da noite, mas iríamos! Acabamos passando quase o dia com o Tales e o Guilherme. O dia estava meio nublado. Pela manhã fomos (por causa de ficar em casa durante o baile) limpar o salão que teve o baile... Não foi um castigo, nós que escolhemos. O dia foi de arrumarmos as coisas. Depois fui com o pessoal (uma parte) entregar o dinheiro do baile e do bingo (tudo deu 425 reais) para o pastor da Igreja Batista que depositaria a grana. Isso já devia ser lá pelas 3, 4 da tarde. O restante do dia foi livre. De repente o pessoal foi resolver umas coisas e fiquei na praça com os meninos... lembro deles: o Tales, Guilherme, Marcos Júnior... e quem eu vejo? O Gabriel... Tiramos umas fotos de lembrança e depois eu precisava cumprir uma palavra: visitar a dona Terezinha. Lá fomos eu, Tales e Guilherme. Eles sabiam que eu era crente, mas acho que não imaginavam o que eu faria lá... Conversamos e depois eu orei... nós quatro. Eu, dona Terezinha, Tales e Guilherme. Orei por todos eles... Foi edificante. Voltando para casa lá pelas 6 da tarde já pintava aquele clima total de despedida... Eu na Internet conversava com a Nayara, de JF. Em Catuji, ao meu lado... Tales e Guilherme. Depois chegaram Elenízia, mãe do Tales, Darley e o pequeno Izaque. Foram momentos legais... mostrei fotos do meu orkut para eles... Acabou que afinei ainda mais os laços com eles. Pois bem... o tempo passou rápido e veio o ônibus... Queria destacar também que, enquanto eu conversava com o Izaque, eu perguntei se ele queria ir embora com a gente... A resposta? "se minha mãe deixasse eu iria..." Ele mora com a mãe e a prima. Pois bem... na hora de ir embora, conhecemos a mãe do Guilherme, a Lourdes... crente da "Deus é Amor"... (PS. Lembra da Bianca? Ela também ficou muito colada no Tales e no Guilherme, até chorou na hora de ir embora. Contei na sexta passada do bar e, que ela tinha me falado que sua mãe é crente da... Deus é Amor... Pois é, quando ela soube que a mãe do Guilherme era da mesma denominação que a mãe dela... lágrimas rolaram e penso que Deus tocou profundamente nela... que bom!) Tá! Hora de ir embora... Eu já estava com saudade. Mas segurava o choro. Fomos até a praça a pé... me despedi do Marcos, da Maessa e dos seus pais... na praça estavam nós. O Izaque era o único sem a mãe ali... Quando o ônibus veio... Suas lágrimas tomaram conta do rosto do pequenino grande homem de 8 anos... Ele não tinha demonstrado nenhum sentimento de frustração até aquele momento... Nós estávamos indo embora... E eu e a minha professora quase o adotamos, rsrs. Puxa... Dizia que oraria por ele. E dei um último recado para ele: estuda, hein! Talvez o que mais me tocou na hora da despedida foi isso... as lágrimas do Izaque. E mais... depois, quando já estávamos no ônibus, o Tales também começou a chorar, o Guilherme, estava com um rosto de saudade! Puxa... sinto saudades deles... às vezes nos sentimos tão inúteis... e Deus nos leva a lugares como esses!
Talvez a maior lembrança que trouxe para JF de lá foram aquelas lágrimas. Deixamos saudades. Eles deixaram saudades. Lembranças agora só pelas inúmeras fotos, mas algo que disse para o Izaque era que a maior lembrança fica no coração... Sonho em voltar lá um dia, e sei que Deus fará brotar...
Quando eu pensei que tinha acabado as lições com os "kids", em Itaipé, lugar que tinha ficado o grupo liderado pelo Hora, Deus me deu mais uma lição... O Hora tem um filho, o Robson (ou Robinho, Minutinho, rsrs) e qual não foi minha surpresa? Ele tinha ido (isso eu já sabia, oras) e na hora que chegaram lá, ele conheceu um menino de lá... parecia que virariam grandes amigos... Viraram! Eram lágrimas e mais lágrimas... de um menino de 8 anos. Saudades do amigo... eu dizia para ele que a maior lembrança estava no coração... e depois o Hora falou com ele, e ficou tudo numa boa... mas que lição!
Passamos em Novo Oriente de Minas. E pegamos a estrada! Destino: Teófilo Otoni, João Monlevade, Belo Horizonte. E assim foi. De BH, com parada em Barbacena e JF city... Minha mãe me esperava... que bom voltar para casa!
Muitas lições tiro do Rondon 2008... Entre elas, o viver em grupo é a que mais pesou. Lembranças? Me lembro das palavras que saíram de minha boca: a maior lembrança está no coração... Mas sempre que vejo as fotos, vem a saudade... mas Deus sabe... Ele sabe... Um dia, quem sabe... Lembra das lágrimas? Pois é...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...