terça-feira, 15 de julho de 2008

PROJETO RONDON... 2º dia


Bem, vamos então ao segundo dia no Projeto Rondon, aqui na cidade de Catuji, no norte de Minas. Depois de passar uma certa luta com o colchão que insistia em esvaziar (isso lá pelas 6 da manhã), acordamos por volta das oito prontos para mais um dia. Falo assim, mas ainda é só o segundo!!! Mas vamos lá... Tomamos café, e fomos então, isso desde ontem, encarregados, eu e mais dois, para entrevistarmos a responsável pela secretaria municipal de educação, nossa guia e mãe, Marta. Tudo bem. Ficamos de mais ou menos nove e meia da manhã até quase meio-dia conversando sobre a situação da educação na cidade. Conversamos e ficou claro a necessidade do transporte escolar na cidade, mas isso foi muito conversado entre nós. Percebemos que a cidade tem um grande potencial, mas pouco explorado (pelo lado positivo) e também sem auto estima, uma das coisas que mais pude notar, a comodidade dos moradores, algo que não é exclusivo de Catuji. Com isso também não quero fazer apologia à rebeldia, mas pelo contrário, aceitarmos a situação, mas tentarmos mudá-la ou melhorá-la, se for possível. Alguns detalhes: algo que, sinceramente, quase não permitiu que eu viesse: a alimentação. Tem sido muito interessante a comida daqui. Uma grande variedade, o que tem feito meu coração ficar (mais) grato a Deus... Ele cuida de mim! Aliás, esse é um grande detalhe: Deus cuida de mim. Além de mim, só existe mais uma pessoa crente no nosso meio. É uma mulher da Igreja Metodista, muito gente boa ela. Pois bem, e como Deus cuida de uma forma única de cada um dos seus filhos, não tem deixado nada me faltar... até igreja tem... nesse momento está tendo um culto aqui do lado... Porque eu não fui? Bem, tivemos que jantar... e não posso deixar (por enquanto) a programação... Mas já falei com minha coordenadora que na quinta estarei lá, adorando junto com alguns irmãos na fé ao Senhor. Espero que Deus permita. Mas voltando ao dia de Rondon... À tarde, continuamos conversando com o pessoal da educação, e no fim da tarde, fomos ao aterro sanitário da cidade, que na verdade, fica longe à beça, sem contar a altura... Aaaaltooo! Mas você vai ver depois nas fotos... Passando o dia, fomos a uma escolinha em uma comunidade rural e para minha (boa) surpresa encontramos um povo bem alegre e aparentemente disposto a aprender. tirando alguns detalhes do tipo "não ter condição de conciliar trabalho e estudos". na verdade, notei que à vezes falta é mesmo boa vontade. Mas lá fomos nós. Do lado de fora da casa onde estava tendo a aula e nossa conversa com o pessoal de um programa do Governo Federal (Cidadão Nota 10) estavam alguns meninos jogando "bafinho". Comecei a conversar com eles, e de repente, veio aquele lado "tio" que não sei explicar e comecei a conversar livremente com eles e acabei fazendo uma certa amizade com eles... senti uma certa carência da parte deles... afinal são crianças, ninguém dá importância para eles, não é verdade? Mas acredito que pequenas conversas simples, mas que demonstram interesse e vontade de conhecer e valorizar o potencial individual de cada um e não simplesmente chegar chegando de qualquer jeito. Continuando voltamos para casa para jantarmos... Ah, antes deixa eu destacar também alguns homens da comunidade que visitamos... Que trabalho manual ótimo eles fazem... mas infelizmente não valorizam o tanto deveriam e não acreditam nos sonhos... que pena... não pude deixar de dar uma palavra de ânimo para que ele acreditasse e ainda citei a Impacto World e por fim voltamos. Jantamos, e tivemos uma reunião de planejamento e acerto do que fizemos ou deixamos de fazer... Enfim, chegamos à conclusão de que muito precisa ser feito pela comunidade local... essa que infelizmente também não ajuda, sendo que boa parte é descrente de um futuro melhor... Mas enfim... esse foi meu 2º dia aqui em Catuji... Que Deus possa continuar abençoando nosso grupo aqui e a mim e meus amigos e familiares em JF city... Em nome de Jesus...

2 comentários:

Pode me chamar de "Menina dos olhos de Deus" disse...

QUE BENÇÃO!!!DEUS NOS DÁ ALÉM DO QUE PEDIMOS OU PENSAMOS, GLÓRIA A DEUS!!E AINDA QUANDO PENSAMOS QUE JÁ NOS SURPREENDEMOS COM TUDO ELE SE MOSTRA AINDA MAIS PODEROSO!LOUVADO SEJA SEU NOME , JESUS!!ESSA EXPERIÊNCIA QUE VOCÊ ESTA TENDO COM RONDON SEMPRE ME REMETE AO TEXTO DA PREGAÇÃO DE DOMINGO(ANTES DE VOCÊ VIAJAR, DE 1 SAMUEL 16, QUANDO DEUS ESCOLHE O MENOR DA CAS DE JESSÉ;DAVI)E JUNTAMENTE QUANDO VOCÊ RELATA COMO DEUS AGIU,E COMO DEUS TEM TE DESPERTADO PARA SONHAR OS SONHOS DELE, E MUITAS VEZES ALGUMAS PESSOAS CONSIDERAM LOUCURAS ESSES SONHOS ME REMETE A PASSAGEM DE 1 CORINTIOS 1:27 A 29 "pelo contrário, Deus escolheu as cousas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as cousas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as cousas humildes do mundo , e as desprezadas , e aquelas que não são , para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de DEus." E MUITO MAIS DEUS FARÁ, É QUE PROFETIZO EM NOME DE JESUS!!!QUE PODEMOS TAMBÉM ENFRENTAR NOSSOS MEDOS E IR A CAMPO...SE NÃO FOR ASSIM COMO SERÁ!!!GRAÇA E PAZ...

Sulaine disse...

Oi, LI OS SEUS RELATOS E ISSO SÓ AUMENTA MINHA TRISTEZA POR NÃO PODER ESTAR PARTICIPANDO DO Projeto. Entretanto, estou muito feliz por você ter ido, ainda não vi as fotos, mas verei....
P.S. deixe aflorar seu lado "tio" e pode brincar de "bafinho" ninguém vai ligar....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...