domingo, 20 de julho de 2008

PROJETO RONDON... 5º dia (sexta-feira, dia 18)


Pois bem... pra começar, acho que esse negócio de ter internet a qualquer hora pode não ser tão bênção assim... Nesses últimos três dias, tenho entrado no Orkut, mas não consigo escrever... algo está errado... Como assim, não tenho tempo para meu ministério? Bem, depois de três longos dias, volto a escrever sobre como está aqui em Catuji, nossos trabalhos pelo Projeto Rondon... Na sexta, fomos pela manhã na comunidade aqui perto, chamada Porfírios (ou córrego Santa bárbara)... pois bem, o lugar até que era legalzinho, mas algumas coisas chamaram a atenção. Vamos a elas:
Estava eu em uma casa acabado de preencher o questionário com o pessoal da casa, quando entra minha professora... saímos, e para minha surpresa, havia uma mulher chorando copiosamente... estava aos prantos! Por quê? No exato momento enquanto minha professora se despedia do pessoa da casa dela, a senhora recebe por telefone a notícia: Seu filho tinha morrido em um acidente de caminhão em São Paulo... Fiquei sem palavras, mas mesmo no pensamento, orava para que Deus pudesse consolá-la... Saí de lá meio sem entender o que, realmente tinha acontecido, mas era verdade, o filho dela tinha morrido. cara, como assim? depois, enquanto eu ia em outra casa, lá passou a mulher desesperada perguntando do filho... Algo interessante... ela dizia, meio ao desespero que, tinha entregado o filho à nossa senhora e Deus... bem...
Mas as coisas do tipo "trash" que eu esperava ver, começaram, para falar a verdade, ali. Tudo bem que tinham as coisas da cidade, mas ali... bem, me tocou bastante. Ainda ali na comunidade tive a oportunidade de conversar com algumas crianças... bem, elas eram meio anti-sociais... e isso reforça aquela teoria de que muitos não dão o devido valor que uma criança merece... mas fui fundo e bati alguns papos bem maneiros com algumas... sem contar as fotos...
Depois do almoço, continuei minha rota de questionários... fiquei na mesma rua que estamos... E como é a rua! Uma das perguntas é sobre quanto é a renda... E para minha surpresa... Algumas chegam a R$ 3 mil reais mensais... enquanto que, algumas, acredite, chega a... R$ 100 reais. Desigualdade... enquanto eu ia em uma casa luxuosa, com carro e tudo, na outra ao lado... uma que fui só tinha um cômodo e o banheiro... Vai vendo... Mas as coisas são assim por aqui... Mas quem disse que, em JF e no restante do Brasil não é assim??? Basta abrirmos a janela, a porta, ou... os olhos! O detalhe: Uma das casas, isso já bem longe encontrei uma senhora... Foi meio resistente, mas me deixou entrar e, para minha surpresa disse logo de cara: "Moço, eu sou evangélica, então..." cara, como assim? Na mesma hora me entreguei também, rsrs, depois de realizarmos o questionário, eu como estava sozinho pedi algo que não sei se poderia ter pedido, mas pedi para orar por ela... (não é assim que Deus nos ensinou fazer?) e ela deixou... mas ela ficou tão, mas tão feliz... Quero voltar lá antes de irmos embora para JF. Ah, ela é da igreja daqui do lado... Que bênção. À noite... bem, acabei sendo convencido a ir com o pessoal na praça... Pra quê? Parte do pessoal bebia horrores. Alguns fumavam horrores. Mesmo não precisando destacar que fiquei na minha, fiquei conversando com a outra irmã (a Vanusa, da Metodista) e com outro companheiro... não é crente, mas gente boa à beça e não bebe, nem fuma... No meio do negócio, uma das meninas chega pra mim, e começa a desabafar sobre a situação da cidade, e do nepotismo que existe aqui. Certa hora, ela que é de família evangélica, como me dizer que sabe que só Deus preenche seu vazio, que Deus dá tudo o que ela pede e coisas assim... Daí, não aguentei (como assim? Dá-lhe Espírito Santo!!!) e soltei: "E você, tem dado o que Deus tem te pedido?". Ela ficou meio sem palavras, mas depois soltou... "TODO HOMEM TEM UM VAZIO DO TAMANHO DE DEUS"... pesquisei depois e descobri que é de Francisco de Assis. gostei da frase e mais pra frente, deve vir alguma mensagem sobre isso... Mas naquela noite, notei o quanto existem jovens e adolescentes carentes, vazios... Acham que bebida e cigarro preenchem... Que pena! Mas não podemos achar só isso e ficar nisso! É preciso amarmos eles e mais do que isso... Sermos diferentes... De que forma? Fico indignado com jovens das igrejas que só querem saber de sair, de curtir sem lembrar que existe um outro lado! Como queremos mudar o mundo, se fazemos o mesmo que eles, tirando só o sexo (e olhe lá!), o fumo e a bebida? Como? Venho a um tempo orando e chorando sobre isso, e sei que Deus fará algo. Não é julgamento, mas é a verdade. Quando voltamos, caí de sono e só fui acordar no sábado.

2 comentários:

Pode me chamar de "Menina dos olhos de Deus" disse...

É MEU IRMÃO,JÁ DIZIA O CÂNTICO:"DESPERTA-ME ANTES QUE EU ADORMEÇA..."PARECE QUE A IGREJA TEM ANDADO MEIO SONOLENTA;AGORA A NOVA DO DIABO, É USAR A PALAVRA "GOSPEL" PARA INFILTRAR AS IGUARIAS DO REI NO MEIO DO POVO DE DEUS...É UMA "CURTIÇÃO" GOSPEL ALI, OUTRA AQUI...COM ESSA JUSTIFICAÇÃO, HÁ UM CONSUMO DAS IGUARIAS DO REI, EM VERSÃO MAIS DIET(OU SERIA EM VERSÃO "GOSPEL"); TOMA O TEMPO DO POVO DE DEUS QUE SE DEIXA ENGANAR NUMA DISTRAÇÃO "SANTA" E ACABA SE ESQUECENDO DAS "COSITAS" BÁSICAS DE UM CRISTÃO:"(...)IDE POR TODO MUNDO PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA."MC16:15;"QUEM ACHA A SUA VIDA PERDÊ-LA-A;QUEM TODAVIA,PERDE A VIDA POR MINHA CAUSA ACHÁ-LA-Á."MT10:39...ENTRE OUTRAS(VIDE BÍBLIA)ENQUANTO ISSO," A ARDENTE EXPECTATIVA DA CRIAÇÃO AGUARDA A REVELAÇÃO DOS FILHOS DE DEUS."RM8:19;MAS SERÁ QUE SOBRA TEMPO, TEM TANTAS OUTRAS COISAS PARA SE FAZER...SARCASMOS A PARTE, A COMEÇAR EM NÓS TEMOS QUE REAGIR,A TERRA JÁ ESTÁ GEMENDO,A VOLTA DE JESUS ESTÁ PROXIMA,O INIMIGO QUE JÁ SABE QUE SUA DERROTA É CERTA NÃO PARA DE TRABALHAR,E PORQUE NÓS QUE SOMOS MAIS QUE VENCEDORES ESTAMOS TÃO PARALISADOS ESPIRITUALMENTE?...MAS HÁ PROMESSAS DE VIDA QUE DIZEM:"SE MEU POVO QUE SE CHAMA PELO MEU NOME, SE HUMILHAR E ORAR ,E ME BUSCAR E SE CONVERETR DOS SEUS MAUS CAMINHOS ,ENTÃO ,EU OUVIREI DOS CÉUS,PERDOAREI OS SEUS PECADOS E SARAREI A SUA TERRA."2CR7:14;PERDOA A NOSSA DORMÊNCIA ESPIRITUAL,LAVA AS NOSSAS VESTES NO SANGUE DO CORDEIRO,SARA NOSSOS CONHECIDOS DROGADOS, PROMISCUOS,POSSESSOS,TIRA VIOLÊNCIA DA TERRA,MAS PARA ISSO É NECESSÁRIO QUE O POVO DE DEUS SE HUMILHE E ORE...

Pode me chamar de "Menina dos olhos de Deus" disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...